O evento


Há mais de 50 anos, a UPF e a Faculdade de Educação têm promovido a formação de professores, sempre com a participação dos acadêmicos do curso de Pedagogia em seus processos. Em continuidade a esta construção democrática e dialógica de formação do profissional da Educação, o curso de Pedagogia Parfor, em parceria com o Diretório Acadêmico, percebem a oportunidade de ampliar a discussão do tema “Recriação das práticas pedagógicas pela formação continuada do profissional da Educação”,  além de partilhar experiências e discussões sobre a pedagogia na construção de um movimento estudantil que a represente em diferentes esferas.

Outra peculiaridade que justifica o evento é a existência do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor) em nossa Instituição, desde o ano de 2010, onde também são acumuladas experiências com relação à formação e à recriação da docência, a serem partilhadas neste mesmo evento.

O Encontro abre espaço para a discussão sobre a Pedagogia entre os acadêmicos e profissionais da área da Pedagogia da UPF e das demais Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul.

Público-alvo
: Acadêmicos do Parfor, acadêmicos de Pedagogia e de outros cursos de licenciatura e demais interessados da área da Educação ou áreas afins.
 

Metodologia
 
O Encontro abre espaço para diferentes tipos de comunicações e intervenções dos participantes:
  • Palestras: espaços para as comunicações que respondam ao eixo básico de formação e recriação das práticas docentes e para os programas de valorização das licenciaturas;
  • Salas Temáticas: espaços para diferentes comunicações e diálogos entre as instituições presentes, tendo como eixo os trabalhos produzidos pelos acadêmicos, os quais estarão em discussão em cada sala temática;
  • Pôsteres e banners: espaços de rápidas e objetivas comunicações feitas de forma visual pelos acadêmicos da Pedagogia, considerando as vivências e experiências construídas durante a formação do ensino superior;
  • Oficinas: oportunidades de vivências e convivências entre os acadêmicos, na qualificação do trabalho pedagógico a partir de fragmentos partilhados pelos participantes.
 
Site da UPF
© 2013 - Universidade de Passo Fundo - Divisão de TI